AR INTER - Blog
Curiosidades

Você sabe quais são os tipos de assinatura digital que existem no Brasil?

A assinatura digital é um grande avanço para a resolução de procedimentos burocráticos, pois permite maior agilidade e segurança para as gestões dos indivíduos e empresas. Uma assinatura digital funciona como um comprovante de identidade para Pessoas Físicas e Jurídicas na hora de assinar documentos eletronicamente. A comprovação da identidade é feita através de um conjunto de dados contidos na assinatura, garantindo validade jurídica às informações compartilhadas.

Os benefícios que a assinatura digital oferece são muitos, entre eles estão a comodidade de realizar transações a distância, a segurança no compartilhamento de dados, na agilidade para solucionar questões burocráticas e na economia de insumos, por serem utilizados menos papel e impressões.

Se você é novo no mundo da Certificação Digital e deseja aperfeiçoar a gestão de sua empresa, no nosso blog você pode tirar todas as dúvidas que tenha. Neste artigo vamos explorar sobre os tipos de assinatura digital que existem no mercado. São três diferentes tipos de assinatura: a assinatura digital simples, a assinatura digital avançada e a assinatura digital qualificada.

O objetivo desses tipos de assinaturas é a desburocratização em processos realizados diariamente pela população. A principal diferença entre cada uma delas diz respeito ao conjunto de informações do indivíduo ou empresa que são disponibilizados para a confirmação da identidade. Por essa razão, a escolha do tipo de assinatura depende do grau de segurança necessário para efetuar operações.

A seguir apresentamos as características da assinatura digital simples, avançada e qualificada.


Assinatura digital simples


Ela é utilizada para confirmação de identidade em transações de baixo risco e relevância, para a prevenção de fraudes.

Apesar de simples, esse tipo de assinatura exige um certo nível de segurança para confirmação dos dados e sua validação. Um dos requisitos aplicados é o de que a própria pessoa, dona da assinatura, efetue as transações.

Os dados são obtidos através de um formulário e confirmada por meio do IP do computador, geolocalização ou troca de mensagens. Outro requisito exigido é o de que o sistema eletrônico precisa confirmar a identidade do usuário e demonstrar claramente que ele queria fazer a transação em questão.


Assinatura digital avançada


É empregada nos casos em que é necessário ter certeza absoluta da identidade de quem assinou. Ela diminui o risco de fraude por meio da utilização de dados que ninguém mais teria como fornecer para validar a assinatura, vinculando a autenticação das assinaturas e ao próprio contrato.

A confirmação de identidade acontece utilizando dados biométricos ou um PIN, código exclusivo do usuário e não compartilhável. Para que seja válida, ela precisa de mecanismo para detectar possíveis alterações no documento depois de assinado. Muitas vezes são feitas com um certificado digital, pois este usa criptografia para armazenar os dados.

Este tipo de assinatura costuma ser utilizada como formato padrão de assinatura eletrônica dentro de organizações.


Assinatura digital qualificada


São exigidas nos níveis mais altos de segurança dos dados, garantindo autenticidade na identidade do usuário e a não modificação do documento depois de assinado. A Assinatura digital qualificada é exigida pela legislação brasileira para alguns casos: para pessoas da área da saúde, na emissão de notas fiscais e transferência e de registro de bens imóveis.

Uma assinatura digital qualificada tem a mesma validade que uma assinatura feita a punho reconhecida em firma no cartório e sua segurança é feita com utilização de chaves criptográficas praticamente invioláveis. A assinatura digital qualificada é feita através do certificado digital, basta procurar uma autoridade certificadora para sua emissão.


Principais diferenças


Para entender qual melhor se aplica para o funcionamento da sua empresa é preciso estar atento para além das características tipo de assinatura, mas também as suas diferenças. Os tipos de assinaturas digitais se diferenciam pela sua identificação, uso e autenticação.

A identificação na assinatura simples se dá por meio de geolocalização e identificação de IP, na avançada ela é feita pelo próprio contrato e na qualificada usando o certificado digital. A autenticação dos documentos assinados garante a validade jurídica deles e é feita pelas qualificações do documento assinado, no caso das simples e avançadas, enquanto nas qualificadas a validade é garantida pelo Certificado digital.

O Certificado Digital é um forte aliado na assinatura de documentos, ele abrange a segurança e validade necessária para proteção do usuário e entre os três tipos de assinatura é a que têm uso irrestrito entre entes públicos. O uso de assinaturas simples e avançadas possuem limitações pela segurança de seus dados e informações compartilhadas. 

Não perca tempo!

Adquira seu Certificado Digital agora!

Compre ou Renove agora mesmo!
Entre no nosso canal do telegram

Saiba tudo sobre Certificado Digital e dicas de negócios

Permito o uso de cookies para:

Acesse a nossa política de privacidade