AR INTER - Blog
Segurança

Você sabe o que é DNI?

Você sabe o que DNI? Programa lançado pelo Governo Federal promete unir seus documentos de forma segura.

Os Certificados Digitais são uma nova forma de realizar procedimentos burocráticos de maneira fácil e ágil. Já falamos aqui de diversos documentos digitais que podem ser solicitados por empresas e pessoas jurídicas, mas você já ouviu falar de um documento digital para o cidadão brasileiro que una todos seus registros em um único lugar? O DNI - Documento Nacional de Identificação - vêm sendo implementado no Brasil e além de reunir todos os seus documentos em uma plataforma digital remota, também possui um forte sistema de segurança e criptografia. 

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre os Certificados Digitais e quais tipos de documentos podem ser solicitados e como solicita-los. Os sistemas burocráticos no atual mundo digital vêm se modernizando e torna procedimentos antes complicados, mais fáceis de gerir por empresas e por pessoas não jurídicas. O Brasil avança no campo de Certificados Digitais, uteis para procedimentos feitos pela internet e de maneira remota por todos os cidadãos. Atualmente, tanto os empresários podem ter acesso a documentos que possam ajudar no gerenciamento de suas empresas, quanto cidadãos comuns também podem ter acesso a maneiras menos burocráticas de resolver muitos problemas diários. Por isso o DNI é uma iniciativa importante para o desenvolvimento do país diante da evolução das tecnologias.

O DNI reúne quais documentos e como funciona?

O DNI é uma iniciativa do Governo Federal, que têm como base leis de acesso a identificação civil. Ele é um documento de identificação digital que agrega em um único lugar os diversos registros do cidadão. Entre os registros unificados pelo DNI estão: RG, CPF, Certidão de Nascimento e Casamento, Título de Eleitor. Lembramos que o DNI serve para a identificação pessoal, não para assinatura de documentos; nestes casos você irá precisar fazer um e-CPF, um outro tipo de certificado digital. 

A pessoa que possui um DNI pode utiliza-lo para suprir os documentos citados quando necessário e sem precisar apresentar copias impressas destes. Para obter a identificação você precisa ter o aplicativo DNI, ele é gratuito e pode ser baixado em smartphones e tablets, para os sistemas operacionais IOs e Android. Porém, para você conseguir fazer seu DNI é preciso ter a biometria cadastrada pela Justiça Eleitoral. Caso você ainda não tenha feito seu cadastramento biométrico compareça ao Tribunal Regional Eleitoral mais próximo. 

O DNI não altera nenhum número de registro que você já tenha, eles irão continuar o mesmo. Ao ser feito seu DNI, ele irá lhe fornecer uma sequência numérica exclusiva de nove dígitos, mas manterá seus dados dos demais registros iguais.  Para acessar o aplicativo será preciso criar uma senha de seis dígitos ou pela leitura de impressões digitais através da leitura biométrica, a depender de cada aparelho utilizado. Não é possível baixar o aplicativo em mais de um dispositivo, então caso você perca ou seja roubado é preciso procurar um posto da Justiça Eleitoral. 

O Documento Nacional de Identificação não substitui outros documentos, apenas torna mais fácil e rápido o acesso a eles. Os outros registros ainda terão validade em todo o território nacional, assim como o DNI.

O DNI é seguro e quais suas vantagens?

Se sua preocupação é a segurança de seus documentos, saiba que desde a implementação dos certificados digitais e da ICP-Brasil, não existe registro de roubo de informação do tipo. O DNI possui diversos procedimentos que evitam a fraude de documentação e protege suas informações pessoais. 

Além de ser necessária uma senha para ter acesso ao aplicativo, ele não está relacionado ao seu número de celular e nenhuma das informações ficam disponíveis na memória do aparelho, elas estão somente nos servidores da Justiça Eleitoral protegidas por sistemas de criptografia de altíssimo nível. A cada novo acesso ao aplicativo, irá ser gerado um QR-Code com os dados de data e horário em que foi conectado, o governo ainda pretende implementar um código de verificação no formato de marca d’água de vinte caracteres. Essas medidas evitam fraudes do tipo copias e prints de telas de um celular para outro. Todas as informações contidas no DNI estão também cadastradas na Justiça Eleitoral, são fotos e impressões digitais comprovados de maneira jurídica que impede pessoas de tentarem se passar por outras. 

O projeto de implantação da DNI começou em maço de 2020 e diversos estados já aderiram a medida. Ele tem o objetivo de facilitar a vida de muitas pessoas, como um comprovante em diversas situações e principalmente nos ambientes virtuais. Se você já possui seu cadastramento biométrico, é preciso baixar o aplicativo e fazer seu pré-cadastro, depois é só comparecer a um posto da Justiça Eleitoral para comprovar sua solicitação. Identidade e certificados digitais estão se tornando cada vez mais importante para a facilidade e acesso aos ambientes digitais e a modernização de diversos procedimentos é importante ter acesso a seus documentos de maneira fácil e segura.


Não perca tempo!

Adquira seu Certificado Digital agora!

Compre ou Renove agora mesmo!
Entre no nosso canal do telegram

Saiba tudo sobre Certificado Digital e dicas de negócios

Permito o uso de cookies para:

Acesse a nossa política de privacidade