AR INTER - Blog
Notícias

Tudo que você precisa saber do novo Conectividade Social V2

O Conectividade ICP é um canal para transmissão de informações referentes a Previdência Social e FGTS, esses dados são trocados entre as empresas e a CAIXA. O Conectividade ICP substituiu o Conectividade Social, as transmissões de informação passaram a ser 100% digital, sem a necessidade de instalação de softwares. A implantação da ICP- Brasil para Certificados Digitais uniu-se à Conectividade Social, tornando a troca de informações entre órgão regulamentadores e empresários mais rápido e fácil.

Em novembro de 2021, a CAIXA lançou uma atualização do sistema: o Conectividade ICP V.2.0. O portal agora possui uma nova interface, algumas de suas funcionalidades foram revisadas e novas foram adicionadas. Uma das novidades é a emissão de procurações no próprio Portal. Esse texto pretende ajudar você a entender um pouquinho sobre esse processo, todas as mudanças realizadas e a importância de trazer sua empresa para o mundo digital.

Como acessar o Conectividade Social ICP V.2?

O primeiro passo para ter acesso à Conectividade Social é obter um Certificado Digital ICP- Brasil, para isso você precisa procurar uma Autoridade Certificadora- AC. O Certificado Digital funciona como uma assinatura eletrônica para autenticar documentos como notas fiscais e ainda ter acesso a diversas outras funcionalidades que farão a gestão da sua empresa mais eficiente. O objetivo é deixar procedimentos burocráticos mais rápidos ao serem realizados de maneira digital.

Mas qual tipo de Certificado Digital preciso ter para acessar o Conectividade Social?

Existem muitos tipos de Certificado Digital. O Conectividade Social pode ser acessado tanto por pessoas que possuem um certificado de pessoa jurídica, e-CNPJ, quanto aqueles com um certificado de pessoa física, e-CPF. Para saber qual o mais indicado para você ou sua empresa e ainda ter suporte é importante o auxílio de uma Autoridade Certificadora.

Atenção! Se você for um empregador utilizando um e-CPF, certificado para pessoa física, é importante apresentar o Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (CAEPF) ou do Cadastro Específico do INSS (CEI). Eles devem estar em dia e de preferência serem emitidos na mesma data do Certificado Digital.

No caso de Microempreendedores Individuais – MEI, existe um certificado emitido pela própria CAIXA. O Token de Conectividade dá acesso exclusivo ao Conectividade Social.

Você pode acessar o Conectividade Social V.2 pelo portal conectividadesocialv2.caixa.gov.br, através do navegador Google Chrome. Antes será preciso a instalação de uma extensão desenvolvida para tornar a experiência mais segura para os usuários.

O aplicativo Kriptonita, nome da extensão, é responsável pela criptografia do site e é necessária sua instalação para o acesso ao Conectividade Social. Para conseguir instalar o aplicativo é só fazer a primeira tentativa de acesso ao portal, será exibida uma janela pedindo o uso do aplicativo e ao clicar vai direcionar você diretamente a essa extensão.

Se você já tem seu Certificado Digital e o aplicativo Kriptonita instalado é só acessar o site e fazer o seu primeiro registro para começar a utilizar o Conectividade Social ICP V.2. Para tornar sua experiência ainda mais segura é possível cadastrar uma máquina (computador) que será usada para suas transações.

Serviços que podem ser realizados no CNS ICP V.2

No sistema do Conectividade Social é possível:

O funcionamento do novo Conectividade Social continua as mesmas para o Menu Empregador. Elas podem ser acessadas por Pessoas Físicas que tenham uma procuração eletrônica de uma Pessoa Jurídica, sendo os poderes de aceso limitados e acertados no momento em que a procuração for realizada.  Ou seja, a PF com procuração eletrônica de um PJ pode fazer uso dos poderes constados pela procuração enquanto está for válida. Esse sistema é usado para garantir a segurança de seus dados, por isso é importante estar atento a quem eles estarão disponíveis e as limitações que você, empregador, pode colocar.

O Conectividade Social ICP V.2 é mais um projeto desenvolvido para tornar muitos procedimentos mais fáceis de serem resolvidos. Se você é um empreendedor que está começando agora ou a muito tempo no mercado é importante estar atento aos novos mecanismos que deixaram sua empresa mais ágil em muitos processos. O futuro chegou e é preciso acompanhar o novo, deixe sua empresa muito mais moderna com aplicativos que ajudarão você e seu negócio a se desenvolverem cada vez mais. 

Não perca tempo!

Adquira seu Certificado Digital agora!

Compre ou Renove agora mesmo!
Entre no nosso canal do telegram

Saiba tudo sobre Certificado Digital e dicas de negócios

Permito o uso de cookies para:

Acesse a nossa política de privacidade