AR INTER - Blog
Tecnologia

Tudo o que você precisa saber sobre Certificado Digital, e-CNPJ e NF-e

O dia a dia das empresas está gradativamente mais direcionado para o ambiente virtual. Os procedimentos mais burocráticos estão cada vez mais rápidos de serem solucionados, promovido pelas facilidades e rapidez do mundo digital. Investir em soluções para potencializar a rotina de serviços é essencial para empresários em busca de modernização de seus negócios. O certificado digital é o aliado ideal para aperfeiçoar os trabalhos de gestão, além de trazer diversos benefícios. 

As assinaturas digitais, como o e-CNPJ e a NF-e, possuem diferentes funções e ajudam na ideia de uma gestão mais fluida, ágil e competente. O mundo digital ainda é um desafio para muitas pessoas, por isso é indispensável pesquisar e entender as operações do Certificado Digital.

Caso você se pergunte qual Certificado é o ideal para a sua empresa, esse texto vai ajudar na sua tomada de decisão.

O que é e-CNPJ e NF-e?

Ambos são Certificados Digitais ICP-Brasil do tipo A, mas com diferentes funções. Documentos assinados digitalmente garantem a veracidade dos dados e a integridade deles. Os dois Certificados Digitais podem ser feitos por pessoas jurídicas.

Por causa das similaridades entre eles, surgem muitas dúvidas em como e onde usa-los.

Quais as funções do e- CNPJ?

O e-CNPJ é como um documento de representante legal da empresa digitalmente e só pode ser utilizado pelo responsável pelo CNPJ registrado na Receita Federal.  Ele autentica documentos jurídicos, como: aquisições de imóveis ou alugueis em nome da empresa, contratações em diversos setores da empresa, contratos com clientes e fornecedores.

Com o e-CNPJ é possível ter acesso à informações e serviços no site da Receita Federal, assinar documentos eletrônicos, emitir Notas Fiscais, realizar procurações eletrônicas, entre outras ações. É sempre importante para os representantes legais manterem em mãos esses documentos, pois sua utilização se dá em diversas áreas da empresa.

Quais as funções do NF-e?

O NF-e é utilizado para emitir e assinar Notas Fiscais Eletrônicas, exclusivamente. Entre elas destacam-se a Nota Fiscal Eletrônica, Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, Nota Fiscal Avulsa Eletrônica e outras.

Quais as diferenças entre e-CNPJ e NF-e?

As principais diferenças entre esses certificados estão em sua utilização e em quem pode usar. O e-CNPJ é útil para diversos âmbitos da gestão das empresas, entre eles o de assinar documentos com validade jurídica. Através do e-CNPJ também é possível enviar documentos e dados previdenciários e trabalhistas, além do pagamento de tributos e a realizar transações bancarias, por isso seu acesso é restrito aos responsáveis legais e sócios da empresa.

Apesar do e-CNPJ também pode fazer a emissão de Notas Fiscais, o NF-e é exclusividade para essas transações. O NF-e tem por finalidade as funções comerciais e apresenta vantagens para o gerenciamento da empresa, pois pode ser feita tanto por representantes legais da empresa como por funcionários autorizados. Ao utilizar o NF-e estará realizando a veracidade dos dados e garantindo a segurança das informações legais da empresa, podendo nomear mais de um representante sem compartilhar seu e-CNPJ.

Ou seja, uma empresa pode ter mais de uma certificação digital e otimizar o seu desempenho. Tudo feito de maneira segura e protegendo os dados da empresa.

Por que optar por um Certificado Digital e como obter um?

O Certificado Digital, seja o e-CNPJ ou NF-e, é uma forma segura de fazer transações eletrônicas e agilizar o funcionamento da sua empresa. Elas ficam sempre à disposição dos representantes legais e suas chaves de acessos proporciona a garantia da proteção dos seus dados. Para facilitar a gestão de seus projetos é indicado possuir mais de um Certificado Digital, principalmente de modelos que permitem o uso por funcionários.

Os documentos digitais comprovam a identidade de pessoas físicas e jurídicas, nos ambientes online. Descartando a espera em filas e elimina procedimentos demasiadamente burocráticos. Pode se resolver pendências online de casa ou do trabalho, com a segurança de que seus dados estão protegidos por criptografias de alto nível.

Essas facilidades do mundo digital estão atraindo mais empresários, com o objetivo de modernizar seus serviços. Para obter qualquer tipo certificado digital, é necessário escolher uma autoridade certificadora (AC) no Brasil, mas que seja subordinada ao ICP-Brasil, responsável por regulamentar a emissão de documentos digitais no Brasil. A Inter é uma dessas empresas, para adquirir seu certificado de forma simples, rápida e segura é só entrar em contato, visite nossa loja e adquira já o seu.

Não perca tempo!

Adquira seu Certificado Digital agora!

Compre ou Renove agora mesmo!
Entre no nosso canal do telegram

Saiba tudo sobre Certificado Digital e dicas de negócios

Permito o uso de cookies para:

Acesse a nossa política de privacidade