AR INTER - Blog
Finanças

Quais as vantagens de abrir uma conta PJ? Entenda o que é e quais seus benefícios

São muitas as etapas para dar início a uma empresa, abrir um CNPJ é o primeiro. Para pensar em maneiras de tornar a rotina do empreendedor mais fácil e ter uma gestão segura é preciso estar sempre atualizado.

Vender ou prestar serviços exige compromisso e se manter atualizado nas ferramentas necessárias para ter um negócio de sucesso. O governo federal tem buscado desburocratizar, agilizar e baratear os custos para abrir uma empresa, além de oferecer recursos que ajudam empreendedores a gerenciar um negócio.

Entre as muitas questões importantes na hora de decidir começar uma empresa estão aquelas ligadas à organização financeira. Seria obrigatório ter uma conta corrente empresarial?

Neste texto fazemos um guia para ajudar você a entender o que é uma conta jurídica e as vantagens para o seu negócio. Acompanhe já!

O que é uma conta jurídica e por que ter uma?

É essencial para uma boa gestão financeira da sua empresa separar o que é patrimônio pessoal e patrimônio empresarial. Uma conta jurídica é a melhor opção para fazer essa divisão de bens.

A conta jurídica é uma conta bancária aberta por pessoas jurídicas, ou seja, por aquelas que possuem CNPJ. Quem é microempreendedor também pode ter acesso a uma conta PJ.

Diversos bancos oferecem esse serviço, com diferentes vantagens.

Como funciona uma conta PJ?

Apenas pessoas autorizadas podem realizar a movimentação nesse tipo de conta. Seu uso é bastante similar a uma conta pessoal, sendo utilizado para sacar e transferir dinheiro, além de efetuar pagamentos.

Uma conta PJ deve somente efetuar transações relacionadas a empresa a qual o banco gerencia, algumas funções são:

  1. Entrada dos pagamentos dos clientes pelos serviços prestados ou produtos vendidos
  2. Pagamento de impostos
  3. Despesas com contabilidade
  4. Tarifas e taxas bancárias
  5. Pró-labore
  6. Pagamento de serviços contratados para a empresa
  7. Aluguel de escritório
  8. Pagamento de contas de telefone e internet da empresa, entre outros.

Esse tipo de conta não somente ajuda na organização da contabilidade de empresas, como também apresenta benefícios de programas de créditos exclusivos para pessoas jurídicas.

Documentos necessários para abrir uma conta PJ

Você deve apresentar ao banco as cópias de documentos pessoais e também os documentos que comprovem a abertura da sua empresa. Estas dependem do tipo de empresa, podendo ser:

  1. MEI (Micro Empresário Individual): Certificado de Cadastro de Micro Empresário Individual (CCMEI);
  2. EI (Empresário Individual): Requerimento do Empresário Individual;
  3. LTDA (Empresa Limitada) SS (Empresa de Sociedade Simples): Contrato Social;
  4. SA (Empresa de Sociedade Anônima): Estatuto Social;
  5. EIRELI (Empresa Individual ou Responsabilidade Limitada): Ato Constitutivo;
  6. COOP (Cooperativa): Contrato Social.

Outra forma de conseguir abrir uma conta PJ é através do e-CNPJ, que serve como um documento eletrônico de validade jurídica. O e-CNPJ é um certificado digital e permite validar que empresas possam realizar transações fiscais, jurídicas e bancárias online. Basta encontrar uma Autoridade Certificadora segura na sua região e ter acesso a um certificado digital.

Ela pode ser bastante útil para quem deseja uma conta PJ Digital.

Vantagens de uma Conta PJ

Algumas das vantagens para se ter uma conta jurídica já foram mencionadas, sendo a maior delas a organização financeira. Sabemos que a base de uma boa gestão é separar os gastos pessoais dos gastos da empresa. Essa divisão irá contribuir tanto para o crescimento do seu negócio, como no seu planejamento financeiro pessoal.

Outras vantagens são:

Ajudar o seu contador

O balanço financeiro da sua empresa passa a ser muito melhor gerido, pois será mais fácil identificar as entradas e saídas. Toda sua movimentação financeira estará no mesmo lugar, desta maneira você irá economizar tempo com balancetes e relatórios contábeis.

Mais oportunidades

Sabia que algumas instituições só aceitam efetuar pagamento para fornecedores que tenham uma conta jurídica? Ter uma conta PJ lhe garante credibilidade à frente de novos negócios e parcerias.

Como escolher a melhor opção de conta PJ?

Diversos bancos oferecem a criação de contas jurídicas, para você escolher é preciso estar atento ao que melhor atende às necessidades da sua empresa.

Se você deseja simplificar e ter maior acesso às movimentações na sua conta, optar por uma conta digital tende a ser uma melhor opção. Uma conta digital possui menos burocracias e facilidade de gerenciamento.

Alguns bancos beneficiam seus clientes com serviços financeiros gratuitos, como: transações bancárias, emissão de boletos, cartões de crédito e débito sem anuidades. Outro serviço exclusivo é a redução da cobrança de taxas de operação, por exemplo: tarifas de manutenção de conta e taxas de cheque especial.

Procure sempre opções que ajudem no crescimento, organização e gerenciamento da sua empresa. Apesar de não ser obrigatório, a conta PJ pode ser o que você precisa para alavancar o seu negócio.

 

Não perca tempo!

Adquira seu Certificado Digital agora!

Compre ou Renove agora mesmo!
Entre no nosso canal do telegram

Saiba tudo sobre Certificado Digital e dicas de negócios

Permito o uso de cookies para:

Acesse a nossa política de privacidade