AR INTER - Blog
Segurança

Por que investir em um e-CPF?

Realizar transações de maneira virtual é um dos investimentos tecnológicos mais importantes dos últimos anos. O desenvolvimento de tecnologias que deixe processos burocráticos mais ágeis ao serem realizados online é sinônimo para o crescimento de grandes empresas e de microempreendedores, por facilitar as rotinas de trabalho.

Contudo, ainda existem muitas preocupações sobre a segurança e privacidade das informações compartilhadas online, principalmente aquelas que envolvem dados pessoais. Essa segurança requisitada para se investir em transações eletrônicas pode ser alcançada pelo Certificado Digital. Uma ferramenta tecnológica que garante a veracidade dos dados compartilhados de forma segura, facilitando o cotidiano de muitas pessoas.

Entre os diversos modelos e aplicações do Certificado Digital, hoje iremos apresentar as funcionalidades do Certificados Digital para pessoa física: o e-CPF. O modelo é diferente daqueles utilizados para empresas, o e-CNPJ, mas os benefícios são similares. Para entender melhor o que é um e-CPF, como você pode fazer o seu e as vantagens desse certificado; acompanhe esse artigo até o final.


O que é o Certificado Digital para pessoa física: e-CPF?


No nosso blog gostamos de falar das vantagens que um Certificado Digital tem para diversos processos empresariais, já que ele é uma assinatura digital com a mesma validade jurídica daquelas feitas a punho.

O e-CPF é um tipo de certificado que identifica pessoas físicas nos meios eletrônicos, vinculado ao CPF. Através dele é possível assinar documentos e realizar diferentes serviços a distância com a garantia de autenticidade das informações apresentadas e a segurança desses dados.

Os procedimentos burocráticos são facilitados com esse certificado, assim como custos em deslocamentos e impressões. Essa tecnologia propõe agilidade e melhor fluidez para os gestores. O portador pode fazer transações bancárias, declarar o Imposto de Renda e outras obrigações, todas com validade.

Esse tipo de certificado também  disponibiliza acesso ao portais governamentais como os da Receita Federal do Brasil (RFB), e-Social, Conectividade Social para FGTS e Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).

Os profissionais que podem se beneficiar com esse modelo são os liberais e autônomos, como: contadores, advogados, médicos, engenheiros, entre outros.


Como funciona o Certificado Digital e-CPF?


Por causa da sua utilização na assinatura de diversos documentos, o e-CPF possui tecnologia de criptografia avançada, para proteção dos dados ali vinculados.

O arquivo apresenta um par de chaves criptografadas, uma pública e outra privada. A transação de informação é feita de maneira criptografada, onde só pode ser decodificada através dessas chaves de acesso.

Se você deseja investir em um certificado digital, pode fazer sua escolha entre um certificado tipo A1 ou A3. Os dois modelos possuem as mesmas funções, a mudança é encontrada na forma de armazenamento das chaves e no prazo de validade desses certificados.

No certificado A1, o armazenamento é feito no computador onde o certificado está instalado e no tipo A3, as chaves são armazenadas em cartão ou token. O modelo A3 só pode ser utilizado em computadores, enquanto os modelos A1 são mais flexíveis e podem ser acessados por tablets e smartphones. Enquanto as diferenças de validade: para o tipo A1 é de 1 ano e as A3 podem ter duração entre 1 e 3 anos.

Já estão sendo desenvolvidos modelos onde o armazenamento será por meio da nuvem, onde será possível o acesso por aplicativos em dispositivos móveis.


Onde posso aplicar o e-CPF?



Quais as vantagens de um e-CPF?


As emissões de Certificados Digitais vêm crescendo nos últimos anos, esse avanço foi maior no período de quarentena da pandemia de covid 19, pois muitas transações começaram a acontecer online. A busca por ferramentas que fossem eficientes, ágeis e seguras para esses serviços é alta e cada vez mais pessoas buscam investir nelas. O e-CPF é uma dessas ferramentas modernas e eficazes para o seu negócio, outras de suas vantagens estão na:

Segurança feita através de chaves criptografadas que protegem contra fraudes e ataques, essa segurança é garantida pelo padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Mobilidade, pois o certificado digital se apresenta virtualmente e pode ser utilizado em qualquer hora e em qualquer lugar. De forma simples e até mesmo de casa, você pode assinar documentos, realizar transações bancárias e resolver suas pendências online.

Redução de custos, o certificado digital minimiza os gastos com papéis e impressões, taxas de cartório e mão de obra. É uma ferramenta sustentável, onde não será desperdiçado toneladas de papéis na emissão de documentos.

Agilidade nas operações é a principal vantagem apresentada por um certificado digital. Auxilia no tempo gasto para realizar as operações, aumenta o desempenho das empresas em um modelo de gestão mais rápido e organizado.


Como emitir um e-CPF?


O primeiro passo para obter um certificado do tipo e-CPF é preciso um cadastro ativo no site da Receita Federal. Depois você pode procurar uma Autoridade Certificadora, como a Inter, que irá lhe garantir todo o suporte necessário e auxiliar na sua escolha de certificado. Os documentos solicitados são:

Ao emitir seu certificado lembre-se de escolher senhas fortes, isso ajudará a garantir melhor segurança para suas informações. Fique atento também à data de validade.


O futuro já está aqui, é preciso estar atento a mudanças e as novas tecnologias que surgem, principalmente aquelas que vão ajudar no crescimento do seu negócio. Busque sempre investir no melhor e mais seguro para sua empresa. 

Não perca tempo!

Adquira seu Certificado Digital agora!

Compre ou Renove agora mesmo!
Entre no nosso canal do telegram

Saiba tudo sobre Certificado Digital e dicas de negócios

Permito o uso de cookies para:

Acesse a nossa política de privacidade