AR INTER - Blog
Tecnologia

O que é Certificado Digital?

O Certificado Digital, no ambiente virtual, é uma identidade e assinatura da pessoa física ou jurídica, que tem a intenção de proporcionar maior segurança das informações nos variados processos e transações eletrônicas, validação de documentos, acesso aos programas e sites governamentais dentre outras funcionalidades.Além disso, ele permite que diversos serviços sejam realizados sem a necessidade da presença física”, poupando tempo e oferecendo mais agilidade/rapidez nesse tipo de transação.

Caso tenha interesse, você também pode ler esse artigo: As vantagens do certificado digital para o microempreendedor individual, clicando nesse link.

No artigo de hoje iremos entender quais são os tipos de Certificado Digital, a quem se destina e sua função, bem como o passo a passo para a obtenção dessa identidade digital.

O Certificado Digital possibilita as pessoas físicas e jurídicas “realizar determinadas atividades online de maneira segura e autenticada”, como bem enfatizamos acima. 

A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) é o responsável pela emissão de certificados digitais.

Os três tipos de Certificado Digital:

1.    NF-e: designado à emissão de notas fiscais eletrônicas. É preciso recordar que “é obrigatório para as empresas que emitam nota fiscal eletrônica, bem como para todas as inscritas no regime tributário de lucro real ou lucro presumido”. E boa parte desse processo só poder ser realizado com o Certificado Digital.

2.    e-CPF:é utilizado por pessoas físicas. Nesse tipo é presente a criptografia de dados. “O e-CPF funciona como um CPF virtual utilizado para entregar declarações de renda e demais documentos eletrônicos que exijam uma assinatura digital”.

3.    e-CNPJ:é destinado para uma pessoa física ou representante de uma empresa. “O e-CNPJ funciona como um CNPJ virtual e serve para emissão de nota fiscal eletrônica, transmissão de escrituração fiscal digital, entre outros serviços”.

Como obter o Certificado Digital:

1. Entre em contato com Autoridade de Registro para a emissão de Certificados Digitais? Para mais informações, acesse o nosso site: https://intercertificacao.com.br/.

2. Você pode escolher o tipo de certificado: A1: validade de um ano (no computador) ou A3: validade de até cinco anos (no cartão ou token criptográfico).

3. Leve os documentos necessários até o local de atendimento da autoridade de registro, de acordo com o dia do agendamento para comparecer de forma presencial. “Para a emissão do certificado digital é necessário que o solicitante vá pessoalmente a uma Autoridade de Registro (AR) da Autoridade Certificadora escolhida para validar os dados preenchidos na solicitação. O solicitante deve levar os documentos obrigatórios e fazer o cadastramento biométrico, com a coleta da biografia facial (foto) e das digitais”.

4.Receba o seu certificado digital, quando todo processo for finalizado. No tipo A1, o usuário será instruído pela AC de como realizar o download do certificado; no tipo A3, o usuário recebe o cartão ou token.

Para o ano de 2020, cada vez mais, haverá a adequação a essa realidade no cenário brasileiro, haja vista o entendimento da necessidade de obter um Certificado Digital. Segundo o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), do governo federal, “o Brasil produziu mais de 27 milhões de certificados digitais em 2019. Nesta divisão 56% dos ativos são de pessoas jurídicas, 43% de pessoas físicas e 0,3% de equipamentos”.

Esses dados claramente demonstram o reconhecimento e a importância do Certificado Digital no diálogo entre a sociedade/usuários, empresas/serviços, “os agentes econômicos e o setor público e privado” buscando consolidar um cenário de tecnologia e segurança entre esses setores citados.

Como sabemos, o governo federal brasileiro tem a meta de “digitalizar mais de 2 mil serviços até o final de 2020. Atualmente, mais de 300 ações (desses serviços governamentais) já possuem certificação digital”.

Para mais informações, acesse nosso Facebook e Instagram.  Inscreva-se em nossa newsletter para não perder nenhuma novidade e promoções.

FONTES:

REPÓRTER ONLINE LITORAL; REMESSA ONLINE;

Não perca tempo!

Adquira seu Certificado Digital agora!

Compre ou Renove agora mesmo!
Entre no nosso canal do telegram

Saiba tudo sobre Certificado Digital e dicas de negócios

Permito o uso de cookies para:

Acesse a nossa política de privacidade