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Segurança

Fazer backup de Certificado A1, é realmente necessário?

As qualidades do serviço ofertadas por diversas empresas têm aumentado com a possibilidade de realizar transações online. Isso se tornou possível com a presença dos Certificados Digitais, que possuem a validade jurídica necessária para comprovar a identidade das pessoas envolvidas em negociações e prestação de serviços.

O uso de Certificados Digitais está intrinsecamente ligado a objetos eletrônicos e a internet, por conta disso é sempre importante ter aparelhos tecnológicos de qualidade e segurança para que seus dados não sejam roubados ou perdidos. Quando se trata de Certificado Digital tipo A1 é sempre bom possuir uma forma de backup, para manter seus dados e informações a salvo em caso de perda ou imprevistos.

Neste artigo vamos conversar sobre o backup para certificados do tipo A1 e como você pode fazer o backup sozinho.


Certificado A1 e a importância do backup


O Certificado Digital do tipo A1 são instalados e armazenados diretamente no computador, diferente dos certificados A3 que utilizam de um armazenamento externo para uso. Para acessar o Certificado A1 o usuário recebe um login e senha e sua validade dura apenas 1 ano.

Por estar armazenada diretamente no computador ou servidor, o usuário desse tipo de certificado pode não saber como realizar a transferência para outros aparelhos, principalmente em caso de perda ou danos. Diferentes incidentes podem acontecer para a perda do seu certificado, podendo até mesmo excluir acidentalmente o certificado.

Desse modo é necessário estar fazendo backups regularmente, pois em caso de exclusão do arquivo não é possível a recuperação. Como as Autoridades Certificadoras, não podem possuir cópia do seu certificado digital, em caso de perda você terá que fazer a compra de um novo certificado.


Quais tipos de armazenamento posso utilizar para salvar meu certificado?


Para criar um backup do certificado digital, você precisa saber como fazer uma cópia dele e onde irá armazenar. A cópia quando é feita fica salva no computador e você ainda estará sujeito a perda dela. Por essa razão é indicado que o certificado seja salvo em alguma mídia externa como: pen drive, HD externo ou cartão de memória. Outra opção que está ficando popular é o armazenamento em nuvem, pois ela garante o acesso em diferentes aparelhos digitais e onde quer que você esteja.

O armazenamento em nuvem é vantajoso pois ele é mais acessível e seguro, é exigido login e senha, apenas pessoas autorizadas têm acesso.

É preciso que você avalie qual a melhor opção para o dia a dia da sua empresa. Também aconselhamos o hábito regular de manter backups de arquivos e documentos que sejam importantes para você, imprevistos acontecem e ter a segurança de que os dados da sua empresa não se perderam e estão em um lugar salvo podem lhe gerar uma sensação de alivio e menos dor de cabeça.


Como fazer o backup de um Certificado A1?


Para criar uma cópia do certificado é necessário que ele esteja instalado no equipamento e dentro do prazo de validade. Lembre-se que o backup é uma cópia do certificado.

No dia que seu certificado for instalado pela primeira vez, esteja atento se na instalação a cópia já foi feita pela Certificadora. Se ele não foi criado então você pode fazer a exportação da Chave de acesso e do certificado, em algumas certificadoras é instalado um software de gerenciamento de certificados, através dele é possível criar o backup também. Ensinamos aqui como é possível fazer isso o backup:


  1. Acesse o navegador Google Chrome em sua máquina que está com o certificado digital modelo A1 já instalado;
  2. No canto superior direito, clique nos três pontos e em seguida em “Configurações”;
  3. No campo de pesquisa, digite “certificado”;
  4. Clique em “Segurança”;
  5. Role a página até o final e então clique em “Gerenciar certificados”;
  6. Selecione na lista o certificado que deseja realizar o backup;
  7. Clique em “Exportar…”;
  8. Clique em “Avançar”;
  9. Marque a caixa “Sim, exportar a chave privada”;
  10.  Clique em “Avançar”.
  11. Na tela seguinte, marque o item “Troca de informações pessoais – PKCS nº 12 (.PFX,.P12)” e selecione as seguintes opções:
  12.  Marque a caixa “Senha” e defina uma senha para o arquivo de backup (Atenção: Essa senha será utilizada na instalação do certificado digital a partir do arquivo). Após digitar e confirmar a senha, clique novamente em “Avançar”;
  13. Na tela seguinte, clique em “Procurar…” para escolher um local onde o backup do certificado será salvo;
  14. Digite um nome para o arquivo de backup. Em seguida, clique em “Salvar”.
  15. De volta à tela com o campo “nome do arquivo” preenchido, clique em “Avançar”.
  16. Finalizando o processo de exportação, clique em “Concluir”.

 

Depois de finalizado você pode enviar por e-mail ou armazenar em qualquer hardware que desejar. Para fazer a instalação em um novo computador basta seguir o passo a passo indicado pelo sistema.

Na hora de escolher suas senhas, prefira combinações fortes com letras e números.

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