AR INTER - Blog
Notícias

Entenda o que mudou com o Padrão Nacional na emissão da NFS-e pelo MEI


São grandes os esforços para criar medidas menos burocráticas para empreendedores e microempreendedores do Brasil. As novas mudanças envolvem a criação de um ambiente virtual na qual o diálogo entre governo e empresas de diversos segmentos possa ser rápida e integrada.

Em um evento no dia 18 de janeiro de 2023, foi lançado oficialmente o programa de emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e), na qual promete beneficiar Microempreendedores Individuais (MEI) em todo o país. O projeto vinha sendo desenvolvido desde julho de 2022, com a adesão de diversos municípios e empresas.

O objetivo é padronizar a emissão de NFS-e, já que antes cada município possuía uma legislação. Foi criado um Padrão Nacional ao qual MEIs que prestam serviços a entidades públicas possam emitir Notas Fiscais. Uma NFS-e única permite facilitar a vida de microempreendedores e municípios ao simplificar processos, digitalizações e economizando os custos.

Acompanhe o texto para saber quais as principais mudanças e como emitir uma NFS-e. Leia agora!

Todo MEI precisa emitir Notas Fiscais?

Não é obrigatória para o microempreendedor o uso de notas fiscais quando o serviço é vendido a pessoas físicas. Porém, serviços ofertados para outras empresas ou órgãos públicos a emissão do documento é essencial.

Há muitas vantagens na utilização das notas fiscais, ela oferece segurança aos consumidores e empresas ao certificar a legalidade das mercadorias e na comprovação de serviços prestados. Outra vantagem é a de contribuir para o controle financeiro e nas declarações anuais ao IR.

Qual a diferença entre NF-e e NFS-e?

Existem diferentes tipos de notas fiscais e elas apresentam variadas funcionalidades para quem é MEI. Por exemplo, uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é utilizada para registrar a venda de produtos e possui validade jurídica. Sua emissão está diretamente ligada à Secretaria da Fazenda e o MEI que decida por esse meio terá que cumprir as mesmas exigências de quem não é MEI.

Enquanto a NFS-e comprova a prestação de serviço entre clientes e prestadores, sua emissão estava ligada aos municípios em que cada uma possuía seus próprios procedimentos. Ela não pode ser utilizada por quem comercializa mercadorias e serviços com incidência de ICMS ou pessoas físicas.

Mudanças

As principais mudanças na nova legislação visam a simplificação das obrigações acessórias e a padronização da emissão de documento fiscal de serviços do MEI com validade nacional;

As novas regras dispensam a emissão de outro documento fiscal municipal relativo ao ISS independe de adesão do município à NFS-e. Quando o MEI emitir a NFS-e, ficará dispensado da Declaração Eletrônica de Serviços, bem como do documento fiscal municipal relativo ao ISS referente a uma mesma operação ou prestação.

 

Como emitir uma NFS-e?

 

Desde janeiro, quem é MEI pode emitir uma NFS-e através do Portal do Simples Nacional, alguma das formas disponíveis no sistema nacional são:

I - Emissor de NFS-e web;

II - Aplicativo para dispositivos móveis; e

III - serviço de comunicação do tipo Interface de Programação de Aplicativos (API)

Para emitir o documento, será preciso preencher: número do CPF ou CNPJ do tomador, descrição do serviço e valor da nota. A emissão é gratuita e pode ser feita pelo computador ou aplicativo para celular. O novo método de emissão de NFS-e dispensa o uso de certificado digital para autenticação e assinatura de documentos, salvo quando for exigida pelas prefeituras. A emissão de NFS-e para pessoas físicas continua facultativa.

Após a emissão da nota pelo prestador, um serviço de push (notificação na tela do dispositivo) envia a nota diretamente ao dispositivo móvel do tomador, que pode visualizar todas as NFS-e recebidas.

O padrão nacional para NFS-e será facultativo até o mês de abril, garantindo uma adaptação e fornecendo auxílio para o uso da plataforma.  

Agora que você sabe as vantagens sobre o novo sistema de emissão de notas fiscais, verifique se ela beneficiará os seus serviços e faça uso delas para alavancar a gestão da sua empresa. 

Essas mudanças surgiram com o objetivo de ajudar microempreendedores a facilitarem métodos antes complicados pela burocracia. Por isso, você que é MEI aproveite as oportunidades de desenvolvimento para crescer no mercado e garantir o sucesso do seu negócio.

Não perca tempo!

Adquira seu Certificado Digital agora!

Compre ou Renove agora mesmo!
Entre no nosso canal do telegram

Saiba tudo sobre Certificado Digital e dicas de negócios

Permito o uso de cookies para:

Acesse a nossa política de privacidade