AR INTER - Blog
Notícias

Entenda a Mudança do CEI para o CAEPF

O e-Social chegou com o objetivo de simplificar a comunicação de pessoas físicas e jurídicas com o Governo. A veiculação de documentos do formato eletrônico facilita a prestação de informações das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Todos esses mecanismos implementados ajudam a descomplicar procedimentos extremamente burocráticos.

A implantação do e-Social também causou mudanças em outras inscrições que precisam de atenção dos empregadores pessoas físicas. Desde 2019, os cadastros em CEI (Cadastro Específico INSS) estão sendo substituídos pelo CAEPF (Cadastro de Atividade Econômico da Pessoa Física). A mudança também se estendeu para aqueles que trabalham com obras da construção civil, sendo o cadastro efetuado agora no CNO (Cadastro Nacional de Obras).

É possível que você ainda tenha dúvidas de como se deu essa mudança, onde ela se aplica e como fazer as alterações. Hoje a gente trás para você algumas informações que possam ajudar a solucionar muitas das suas perguntas.

 

O que é CAEPF E CNO?

 

O CAEPF é um cadastro para pessoas físicas, administrado pela Receita Federal e com a função de coletar, identificar e reunir dados sobre as atividades econômicas dos cadastrados.

O CNO funciona como um banco de dados nacional com todas as informações cadastrais de obras na construção civil e seus responsáveis. Os dados também são coletados pela Receita Federal e são obrigatórios para pessoas físicas e jurídicas. Ele foi criado para substituir o cadastro CEI, que emitia matrículas de obras da construção civil.

 

Quem deve se registrar?

 

Se você possui cadastro CEI, a mudança é obrigatória. Apesar de ainda não existir uma data limite é importante manter seus dados nesses sistemas atualizados e realizar um novo cadastro. Desde 2019 o uso do CAEPF é obrigatório.

A pessoa física com empregados deve realizar o cadastro no CEAPF, ele também pode fazer mais de uma inscrição. A idade mínima para realização do cadastro é de 16 anos. Os contribuintes a serem registrados no CEAPF são:

 

 

A realização de mais de um cadastro se aplica ao: Empregador Rural com mais de uma propriedade, estes devem fazer o cadastro para cada imóvel rural e empregador pessoa física de atividades urbanas deve realizar o cadastro para cada estabelecimento e com funcionários vinculados a cada um dos estabelecimentos.

No caso do CNO, todas as empresas de construção civil ou pessoas físicas precisam se inscrever. Como é um registro relacionado às obras, as inscrições devem ser de acordo com os seguintes casos:

 

 
Como fazer o cadastro no CAEPF e CNO?

 

Para realizar o cadastro ou migrar do CEI para CAEPF e CNO é preciso acessar o portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) ou ir até uma unidade de atendimento da Receita Federal, o cadastro deve ser realizado até 30 dias do início dos serviços prestados.

O CEI continua válido até todos os contribuintes realizarem a transferência. Após serem concluídos os cadastros e a ativação, os dados serão todos vinculados ao CEI e ao e-Social.

Todas as alterações cadastrais devem ser feitas pelo site do e-CAC ou site da RFB, porém em caso de erro este deve ser corrigido em até 20hrs de inscrição.

Para consultar sua inscrição ou conseguir um comprovante de situação cadastral do CAEPF é preciso se conectar ao portal do e-CAC ou ao site da RFB. Lembrando que a situação fiscal e situação cadastral são diferentes, você pode estar com a situação cadastral em dias e ter débitos com a Receita Federal.

Segue o passo a passo para consulta ao CAEPF:


  1. Acesse o Portal do e-CAC;
  2. Vá em Cadastros e clique em CAEPF – Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física
  3. Acesse “Inscrição, Alteração e Consulta de Atividade Econômica”. Apesar de ser um processo de cadastro e migração acontecendo a muito tempo, o questionamento a respeito de novos serviços é comum. Se você ainda tiver dúvidas sobre como esses novos cadastros funcionam é possível obter mais informações sobre CAEPF em sites seguros como os da Receita Federal.

Não perca tempo!

Adquira seu Certificado Digital agora!

Compre ou Renove agora mesmo!
Entre no nosso canal do telegram

Saiba tudo sobre Certificado Digital e dicas de negócios

Permito o uso de cookies para:

Acesse a nossa política de privacidade