AR INTER - Blog
Notícias

Confira qual o cenário tecnológico de 2023

O carnaval passou, o que significa para o brasileiro que o ano está realmente se iniciando. O início de 2023 já apresentou grandes mudanças para o mercado, podemos dizer que o ano começou com tudo. Para os empresários mais otimistas e sem medo de arriscar, este é um ótimo momento em pensar diferentes maneiras de impulsionar o seu negócio. Estamos entrando na etapa de recalcular a rota, por isso é preciso estar atento às novidades que irão levar sua empresa para um novo nível.

As tecnologias são o grande aliado para o sucesso de empreendedores nas mais diversas áreas. A razão de sempre lembrarmos da importância de estar atualizado é garantir que você esteja ciente que não adianta ficar parado no tempo, o futuro está aqui.

A cada ano, diferentes tecnologias são criadas ou melhoradas para automatizar as interações entre humanos e máquinas. Independentemente de ser uma tecnologia digital ou eletrônica, essas ferramentas podem ser utilizadas das mais diferentes formas para auxiliar empreendedores a gerir suas empresas.

Caso você observe que algum sistema atende as necessidades da sua empresa, não tenha medo de investir. Em 2023 algumas tecnologias prometem bombar e fizemos questão de preparar um conteúdo especial, apresentando algumas das tendências para o ano. Confira agora!

Aplicando tecnologia ao seu negócio

As oportunidades de empreendedorismo no Brasil crescem a cada ano, segundo o Sebrae, em 2022 o país alcançou 20,1 milhões de empresas ativas. Algumas pessoas pensam em começar um negócio por verem a oportunidade em determinado serviço, outras com atual nível de desemprego no país optam por empreender. A concorrência na oferta de serviços e produtos é imensa, é o diferencial do seu negócio que irá determinar o quanto ele pode crescer.

O Sebrae formulou algumas tendências que serão relevantes para o ano de 2023, uma delas é a continuidade da digitalização das empresas: automações, Internet das Coisas e Softwares as a Service (SaaS), por exemplo – deve seguir em alta. Além de ficar atento às tecnologias, é preciso pensar qual o perfil do consumidor e como desenvolver a posição da empresa quanto a temas políticos, sociais e ambientais na hora de captar clientes.

Digitalização de uma empresa

Incluir seu empreendimento no mercado atual, ao qual preza o investimento em tecnologias, não é tão difícil quanto parece. Primeiro você precisa saber que será preciso de um capital financeiro, mas que esse logo se converterá em resultados.

Muitas das tecnologias que você pode incluir no seu negócio irão reduzir alguns dos gastos que possa ter, como: impressoras, papéis e tintas. Até mesmo viagens e outros tipos de deslocamentos para fechar negócios podem ser reduzidos.

É o caso dos Certificados Digitais, uma ferramenta que tem crescido a cada ano. A estimativa para 2023 é que aproximadamente 10 milhões de Certificados Digitais sejam emitidos. O uso de um Certificado Digital pode lhe garantir a validade legal na assinatura de documentos digitais e em demais transações realizadas virtualmente. Essa ferramenta também garante acesso a sistemas online que ajudam na gestão empresarial.

Outras tendências são:

Assessoria MEI

Serviço que auxilia microempreendedores individuais no gerenciamento do seu negócio, alguns exemplos são:

Blockchain

Uma estrutura de dados digitais capaz de registrar transações financeiras ou contabilidades. Usada principalmente no registro de transferências de bitcoins, a principal moeda virtual. Ela também permite o rastreamento de algumas informações compartilhadas na internet. Essa tecnologia é altamente segura e por isso é usada na transação de criptomoedas.

Armazenamento na Nuvem

Esta ferramenta vem sendo adotada há muitos anos por diversos segmentos, seu atrativo é ser uma opção segura, simples e prática para armazenar suas informações e acessá-las de qualquer lugar do mundo.

Recentemente a Embratel anunciou a expansão dos negócios de Nuvem com a finalização da aquisição da startup Ustore. O objetivo dessa estratégia é ampliar a infraestrutura digital de clientes e intensificar a cultura de inovação para empresas de todos os tamanhos.

Data Science

A extração de dados e análise por profissionais têm tido grande crescimento nos últimos anos. Através dela é possível ter informações qualitativas e quantitativas, que são valiosas para o andamento das empresas nos negócios.

Trata-se de coletar dados e saber como decifrá-los para implementar mudanças no seu produto ou empresa, ele lhe auxilia na tomada de decisões que podem prever ou prevenir futuros problemas.

Inteligência Artificial

O queridinho tecnológico de 2023, esse é o ano das inteligências artificiais. Uma IA simula a inteligência humana, fazendo com que diversas atividades sejam automatizadas. Ela aprende através de interação e na base de dados provindos da internet.

De que maneiras eles podem contribuir para minha empresa? Esse sistema pode ser usado nas mais diversas formas, você pode fazer uso de sistemas que utilizam dessa tecnologia, alguns são:

Inovação e investimento andam lado a lado, para se tornar uma empresa destaque é necessário estar atento às mudanças e não ter medo do diferente. Arrisque-se e chegaremos ao futuro.

Não perca tempo!

Adquira seu Certificado Digital agora!

Compre ou Renove agora mesmo!
Entre no nosso canal do telegram

Saiba tudo sobre Certificado Digital e dicas de negócios

Permito o uso de cookies para:

Acesse a nossa política de privacidade