Especialmente quando falamos de sites, sabemos o
quanto ele é importante para uma manter firme a imagem e o que é a sua empresa/negócio.
Além de ser um espaço que reúne informações essenciais, o público terá mais
contato com a empresa, poderá adquirir produtos, bens/serviços.
Mas, mesmo antes de ter um layout ou design
agradável, com menus e sub menus navegáveis, o site deve oferecer segurança
para os clientes, e até mesmo para a própria empresa. Afinal de contas, o mundo
digital pode ser um ambiente perigoso, caso você não utilize a tecnologia de
forma correta e segura.
O que é o
certificado SSL? Do inglês, a
sigla SSL equivale a Secure Socket Layer:
trata de um “mecanismo de criptografia de
dados que busca assegurar informações compartilhadas pela web.Na prática, esse
sistema codifica os dados (como pessoais ou financeiros) de forma que embaralhe
as informações”.
A proteção ou segurança está presente justamente
nesse processo de “embaralhar” os dados, para que pessoas más intencionadas na
internet não possam usar informações pessoais e financeiras do cliente ou da
empresa para golpes ou fraudes.
Na verdade, o Certificado SSL é “ uma autenticação feita por uma outra empresa a respeito da segurança
do seu site [...], que atesta que os dados enviados e recebidos por um site estão
trafegando por vias seguras e não há risco de vazamentos ou invasões”.
Quando navegamos na internet, é fácil detectar se o
site que você está acessando possui ou não um certificado SSL: primeiro, ao
digitar o endereço eletrônico no seu navegador, se ao final do HTTP tiver um S
(HTTPS), isso quer dizer que o site é seguro, e, portanto, possui um
certificado SSL ativo. Caso permaneça HTTP, o site ainda não optou por essa
medida de segurança.
Navegadores como o Google Chrome, mostra um alerta
sempre quando você está acessando endereços que não possuem o certificado SSL,
no qual, você concorda estar ciente disso e continua a navegar no site. Também
é possível perceber o cadeado, um símbolo que é mostrado quando o SSL está
presente no site.
Os tipos de
Certificado SSL: Com base em
artigos consultados, citaremos seis tipos, explicando algumas informações
importantes que o diferenciam dos demais. A partir da necessidade da sua
empresa é que o órgão responsável pelo desenvolvimento do seu site poderá
explicar qual o tipo de certificado SSL será o melhor.
-Domain Validated (DV SSL): é o “menos seguro”,
destinado a sites institucionais ou blogs. “Esse
certificado é exibido para o usuário na forma apenas do cadeado na barra de
endereços. [...] Por se tratar de um certificado de segurança mais leve, ele não
possui um processo de autenticação tão exigente, o que torna o processo muito
mais ágil”.
-Extended Validation (EV SSL): é o certificado que
mostra o cadeado quando navegamos no site, conforme citação acima. Além disso,
outros dados como nome do seu negócio/empresa e localidade como país também são
exibidas. “Essas informações são
fundamentais para conquistar credibilidade de potenciais clientes,
especialmente o nome da empresa, que contribui para que não existam suspeitas
de fraude [...] É geralmente indicado para quem lida com pagamentos online e
armazena dados de clientes”.
-Multi-Domain SSL (MDC): apresenta um“bom custo-benefício” com a possibilidade
de“atestar a segurança de até 100 domínios
diferentes associados à sua empresa por meio de uma única autenticação e pagamento,
agilizando o processo e ajudando no seu orçamento”.
-Organization Validated (OV SSL): destinado a sites
que tem a opção de transações eletrônicas, no qual esse certificado proporciona
a segurança através de uma“criptografia
de dados pessoais dos usuários[...] O OV SSL costuma ser apontado como uma
alternativa com melhor custo-benefício, já que traz características capazes de
contribuir para a credibilidade do site e minimiza o risco de fraudes sem
exigir um alto gasto com isso”.
-Wildcard SSL: Para site com vários subdomínios, “[...] considerando como seguros quaisquer
subdomínios que você tiver. Por exemplo, *.suaempresa.com.br engloba tanto o
domínio principal quanto algo como subdominio.suaempresa.com.br”.
-Unified Communications (UCC): Também destinado a
site com vários domínios. “A exibição
desse certificado se limita ao cadeado na barra de endereços, podendo exibir
todos os subdomínios autenticados ao visualizar as propriedades dele a partir
do navegador de internet. Diferentemente do certificado MDC”.
No final deste artigo, entendemos a utilidade e necessidade de se obter o CERTIFICADO SSL para tornar a navegação do seu site mais segura, impedindo acessos indesejados de criminosos digitais, que ponham em risco o seu negócio ou o seu cliente. Percebemos também que essa medida irá ajudar no SEO do seu site, já que o posicionará como site seguro nas pesquisas realizadas nos navegadores da internet, através da exibição do HTTPS ou o símbolo do cadeado. O cliente ou usuário que acessar o seu site, sentirá mais seguro para realizar compras, fazer transações ou informar dados pessoais, sabendo de que de forma alguma, essas informações irão vazar para as mãos de criminosos digitais. Além disso, resumimos os principais tipos, apresentando suas vantagens e em que tipo de site pode ser utilizado o certificado SSL.
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FONTES: