AR INTER - Blog
Utilidades

Como desbloquear a senha PIN e PUK do Certificado Digital?

Existem diferentes tipos de armazenamento de um Certificado Digital, eles podem ser nos formatos de cartão, token ou nuvem. A escolha depende do qual melhor se encaixa na sua rotina e na da sua empresa. Para garantir a segurança das informações, um certificado digital possui tecnologia criptográfica. Como certificados digitais são bastante usados na comprovação de identidade na hora de autenticar informações, eles são protegidos por senha (PIN). A senha de acesso a esses dispositivos assegura que somente pessoal autorizado possa utilizá-los. 

Neste artigo vamos explicar para que servem as senhas PIN e PUK e como elas são fundamentais para a segurança de seus dados e o que fazer em caso de perda de senha. Também vamos ensinar como criar senhas fortes e como memorizá-las. 


O que são senhas PIN e PUK?


Se você deseja fazer a aquisição de um certificado do tipo A3, do tipo de armazenamento externo em cartão ou token, serão feitas duas senhas: PIN e PUK.

PIN, Personal Identification Number ou Número Pessoal de Identificação, será a sua senha pessoal de identificação. Ela protege que seu certificado digital seja usado por terceiros, sem autorização. 

O PUK é a sigla de PIN Unlock Key ou Chave de Desbloqueio do PIN, ela é um código utilizado caso seu certificado seja bloqueado ou perda da senha PIN. 

A senha PIN é utilizada toda vez que o proprietário de um certificado digital tenta conectá-lo a um dispositivo. Caso o PIN seja digitado incorretamente três vezes seguidas o certificado ficará bloqueado. O desbloqueio será feito através da chave PUK. Por essa razão é importante manter suas senhas salvas em lugar seguro. 


Como cuidar e criar senhas seguras?


A senha PIN e PUK são entregues no momento da instalação do certificado digital, a empresa autenticadora não mantém o registro de suas senhas, mas ainda assim é recomendado a alteração dela. É de extrema importância manter sua senha em um lugar seguro e que poucas pessoas possam ter acesso a ela. 

Para criar senhas fortes, lembre-se de:



Não é aconselhável ter sua senha salva em formato escrito por razões de segurança. Memorizar sua senha é o mais aconselhável, ou criar um sistema que seja fácil para lembrar ou armazenar em um local onde somente você use. Nunca compartilhe a senha com outras pessoas. Aqui vai mais algumas dicas para a segurança de suas senhas, seja as do seu certificado ou de outras mídias, é importante que:



O que fazer quando esquecer a senha PIN e PUK?


Caso você esqueça sua senha PIN, a senha PUK será necessária para desbloquear o seu certificado, esse é o único recurso disponível. O usuário tem três tentativas de digitar a senha PIN corretamente, antes de ela ser bloqueada. Se o certificado estiver armazenado em MobileID ou na nuvem, ele não será bloqueado. 

Fique atento ao número de tentativas restantes, as tentativas erradas são cumulativas, ou seja, não adianta desconectar o Certificado ou reiniciar o dispositivo.

Quando você perde sua senha PUK não é possível o desbloqueio do certificado e será necessária a compra de um novo certificado digital. A autoridade certificadora não pode manter essas informações armazenadas, por isso a senha é responsabilidade do titular do certificado. 

Procure a Autoridade Certificadora que fez a emissão do seu certificado digital para saber o procedimento usado por ela para a emissão de novos certificados em caso de perda ou bloqueio de senha. 

Não perca tempo!

Adquira seu Certificado Digital agora!

Compre ou Renove agora mesmo!
Entre no nosso canal do telegram

Saiba tudo sobre Certificado Digital e dicas de negócios

Permito o uso de cookies para:

Acesse a nossa política de privacidade