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Como criar cópia do Certificado Digital A1?

A opção por um Certificado Digital para facilitar o dia a dia das empresas é cada vez mais atrativa para muitos gestores. Se você já lê o nosso blog há algum tempo, já está sabendo sobre os melhores tipos de certificados e qual o ideal para sua empresa. Aqueles que escolhem por Certificados A1 por exemplo, podem contar com uma vantagem bastante útil para a rotina empresarial, pois os certificados A1 permitem que ele possa estar instalado em diferentes computadores.

Certificados Digitais do tipo A1 são arquivos armazenados no computador, eles são diferentes dos certificados A3 que utilizam mídias externas como hardwares no formato cartão ou token. O certificado A1 é instalado em um computador e permite a criação de cópias para serem usadas em outros computadores. Esse procedimento não é uma transferência de arquivo, mas a criação de um backup, uma cópia de segurança que pode ser exportada para outros sistemas.

Se você usa um certificado digital tipo A1 e gostaria de realizar serviços em outro computador, ensinamos como realizar a instalação e exportação do certificado em outros computadores.

O primeiro requisito para exportação é de que seu certificado deve estar dentro da validade e previamente instalado em algum equipamento, para realizar a exportação também é preciso que a função esteja habilitada. A habilitação é feita durante a instalação do certificado, tudo que você precisa fazer é marcar as 2 opções de importação. Apenas marcando essas opções será possível fazer a exportação do certificado com a chave privada.

Para computadores com sistema operacional Windows é recomendado o uso do Internet Explorer. Caso já esteja com certificado instalado é só fazer o backup e exportar com sua chave privada, então você pode fazer a reinstalação em outros computadores. Olha aqui o passo a passo do Windows e do MAC OS para ajudar você.

 

Passo a Passo:

 

Windows

 

1.       Abrir o navegador Internet Explorer e clique no ícone ferramentas e selecione “Opções de internet”.

2.                 Selecione a aba “Conteúdo” e clique em “Certificados”.

3.                 Selecione o certificado digital e clique em “exportar”.

4.                 Selecione “Sim, exportar a chave privada”.

5.                  Selecione as opções:

·                    “Incluir todos os certificados no caminho de certificação, se possível”;

·                    “Exportar todas as propriedades estendidas”.

6.                  Crie uma senha para o certificado.

7.                  Crie uma senha para o certificado.

8.                  Escolha o local e salve o arquivo.

9.                  Clique em “Concluir”.

10.              Após isso, pode aparecer ainda mais uma caixa pedindo a confirmação do procedimento e é só clicar em “ok”.


Para quem usa sistema Mac OS o procedimento é o mesmo, basta ter um certificado válido e com permissão para exportação com a chave privada. O passo a passo para o Mac OS é bem parecido com o Windows, mas você irá usar o navegador Chrome.


Mac OS


1.       Ao abrir o navegador, escolha a opção "Preferências" (Preferences).

2.       Navegue até a área de "Avançado" (Advanced), clique e expanda a opção.

3.       Na área de Privacidade e segurança, escolha "Gerenciar certificados”.

4.       Na área de Privacidade e segurança, escolha "Gerenciar certificados”.

5.       Selecione a opção "sim, exportar a chave privada”.

6.    A tela de formato irá aparecer. Nesta tela deixe marcado "Troca de informações pessoais" (Personal Information Exchange) e selecione a 1ª e a 3ª opção.

7.  Clique em próximo, defina a senha do certificado e anote. Essa senha será adicionada na plataforma e necessária para fazer o upload do seu certificado;

8.       Selecione onde irá salvar o seu certificado e clique em avançar.

9.       Clique em "Concluir” e seu arquivo estará pronto para exportação.


Depois você só precisa localizar a sua cópia de certificado e poderá enviar por e-mail ou pen drive para onde precisar. É até mesmo recomendado você manter uma cópia do seu certificado em pen drive, para prevenir que eventuais problemas possam acontecer, um exemplo são os casos de formatação de computador, por isso é importante estar com uma cópia em lugar seguro.

Com a sua cópia salva, deixe ela na área de trabalho e quando precisar realize a instalação.  O processo requer que você localize o item, informe o lugar que você deseja instalar o seu Certificado e selecione os itens de IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO DE A1. Se você ainda possuir alguma dificuldade para realizar esse procedimento contate a sua autoridade certificadora ou o seu contador. Lembre-se: Mantenha suas senhas salvas em lugar seguro!

 

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