AR INTER - Blog
Curiosidades

Como a internet 5G impacta o comércio?

 O 5G chegou para revolucionar a indústria tecnológica mundial e se você acompanhou de perto as notícias do ano passado, sabe que o Brasil tem grande interesse nela. Se você não entende o porquê do 5G ter sido tão comentado e quais as diferenças para o 4G ou o 3G, este artigo é para você.

A tecnologia 5G é a quinta geração de redes de telecomunicações móveis e internet. Ela aumenta em dezenas de vezes a velocidade de transmissão dos dados e a qualidade das conexões. Sim, ela consegue ser muito mais rápida do que as outras, pois ela tem como objetivo facilitar todas as movimentações feitas online e cada vez mais integrar o uso da internet ao nosso dia a dia.

Se você é um empresário de um pequeno ou grande negócio, essa nova tecnologia é um grande aliado para manter a proximidade com o cliente na gestão do seu negócio e na circulação de informações.

O 5G já é realidade em diversos países e no Brasil. No final do ano de 2021, houve um leilão com empresas de telecomunicação competindo para serem a distribuidora dessa tecnologia no país.

 

Por que o 5G é tão atrativo?

Essa nova tecnologia permite que as pessoas naveguem com maior velocidade pela internet e que tenham maior qualidade na reprodução daquilo que buscam, sejam vídeos, músicas, imagens e até mesmo acessar bancos de dados.

Cada vez mais necessitamos da internet para realizar atividades diárias e essas atividades poderão ser efetuadas de maneira virtual. Diversas empresas de tecnologia estão criando ferramentas que integrem o real e o virtual.

O 5G também é um forte aliado na integração de sistemas, bancos de dados e aplicativos que interagem. Ele também é importante para a chamada Internet das Coisas (IoT), que busca integrar equipamentos tecnológicos à internet, transformando a experiência dos usuários e seu dia a dia. O que se pretende com essa tecnologia também é expandir o uso da internet, por se ter um custo operacional mais barato o objetivo é levar internet de qualidade a lugares onde o sinal sempre foi muito restrito.

É esperado que diversos setores possam crescer com o uso dessas tecnologias, seja quem trabalha na saúde e em instituições governamentais, ou aqueles que são trabalhadores liberais, agricultores e lojistas.

 

Como o 5G pode ajudar a sua empresa?

 

A integração de vários sistemas já deveria ser o motivo número um para você aceitar a mudança da sua rede para o 5G, mas aqui vão mais 4 motivos:

  1. Optimização do tempo: Como dito anteriormente, a integração de informações é um dos melhores atributos do 5G. Pois, já que utiliza os dados em nuvem, vai ficar muito mais fácil, rápido e esses dados poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo.
  2. Big Data: se você já trabalha com marketing, com o 5G irá ficar muito mais fácil estar em contato com seus clientes. Além de que, quanto mais tempo as pessoas ficam conectadas, mais dados e informações se pode obter. Você terá mais feedbacks e estatísticas que serão geradas para a sua empresa implementar melhores estratégias de negócio.
  3. Melhorias na gestão financeira: muitas das transações bancárias já acontecem online, assim como diversos serviços governamentais hoje podem ser feitos por usuários de maneira virtual.
  4. Melhoria na experiência do usuário: com o uso de tecnologias de realidade virtual e IA, será possível aos clientes maior resolução dos produtos que desejam e maior imersão.

 

Como implementar o 5G na sua empresa

Espera-se que a princípio o custo do 5G seja mais elevado, mas com o passar do tempo e maior implementação o preço seja barateado. Entretanto, se o seu negócio exige uma internet de alta velocidade é aconselhado esse investimento. Logicamente, levando em consideração uma pesquisa entre alternativas que atendam a necessidade de sua empresa, a fim de evitar prejuízos.

A única coisa necessária é ter um aparelho que seja compatível com a tecnologia 5G, podendo esse ser um smartphone e através do compartilhamento de rede permitir que outros aparelhos tenham acesso.

Dessa forma, se o seu negócio possui problemas com a internet atual, não meça esforços para novas possibilidades de implementação. A internet 5G é uma realidade que está bem próxima e pode garantir bons resultados a sua empresa.

Não perca tempo!

Adquira seu Certificado Digital agora!

Compre ou Renove agora mesmo!
Entre no nosso canal do telegram

Saiba tudo sobre Certificado Digital e dicas de negócios

Permito o uso de cookies para:

Acesse a nossa política de privacidade