AR INTER - Blog
Tecnologia

Certificado perto de vencer? Entenda mais sobre Renovação Online

O Certificado Digital, no ambiente virtual, funciona como uma identidade da pessoa física ou jurídica. Consequentemente, trata-se de um instrumento tecnológico importante nos diversos serviços, transações e tributos, atribuindo mais confiança e segurança das informações.

Tendo o reconhecimento do que é e a importância do Certificado Digital, você sabe como ocorre o processo de renovação online do mesmo? Essas e outras informações serão apresentadas a seguir.

Primeiro, é preciso ter cuidado para não perder o prazo de renovação do seu Certificado Digital. Caso isso ocorra, acarretará alguns problemas, impossibilitando, por exemplo, ações como: a própria renovação online, a assinatura de documentos, emissão de notas fiscais, afetando a segurança e autenticidade de documentos digitais, dificultando transações, dentre outros.

Para averiguar a validade do Certificado Digital é necessário ter ciência do modelo/tipo obtido (A1 ou A3), que pode variar de 1 a 5 anos. 

Alguns requisitos devem ser lembrados durante esse processo de renovação, como o fato de que o Certificado Digital deve estar ainda dentro do prazo de validade. Segundo especialistas, contando 30 dias antes do vencimento, é aconselhável você já estar atento à renovação do certificado e entrar em contato com a Autoridade Certificadora responsável pela emissão deste documento. Assim, você pode resolver possíveis pendências nesse período e não perde o prazo de validade de seu certificado para realizar o procedimento de renovação. Em caso de Certificado Digital expirado ou revogado, o adequado é adquirir um novo.

Quanto ao valor do procedimento de renovação, depende do modelo/tipo adquirido anteriormente, observando se é A1 ou A3; se é e-CPF, e-CNPJ, NF-e; o tipo de mídia (cartão, token, arquivo de computador, nuvem). Se você possui o Certificado A1, a renovação ocorre no mesmo modelo; assim se aplica no caso do A3 também.

A seguir, dispomos do passo a passo para a renovação online de seu Certificado Digital, que só pode ser realizada uma vez nessa modalidade online e posteriormente de forma presencial:

Por que escolher a Inter para renovar seu Certificado Digital? A Inter nasce com o propósito de contribuir com um dia a dia mais tecnológico na vida das pessoas e empresas, facilitando e desburocratizando processos para poupar tempo. Temos em nosso time, profissionais com mais de 10 anos de experiência no ramo da certificação digital, aptos para oferecer a melhor experiência possível para nossos clientes e parceiros.

Não perca tempo!

Adquira seu Certificado Digital agora!

Compre ou Renove agora mesmo!
Entre no nosso canal do telegram

Saiba tudo sobre Certificado Digital e dicas de negócios

Permito o uso de cookies para:

Acesse a nossa política de privacidade