AR INTER - Blog
Segurança

Certificado Digital não encontrado. O que Fazer?

Certificado Digital não encontrado?

Entenda porque isso acontece e como se prevenir.


A opção por um Certificado Digital é cada vez mais atrativa para empresas, sua praticidade é um dos pontos importantes para aqueles que escolhem por eles. Uma assinatura digital permite autenticar documentos, fazer notas fiscais, acessar áreas restritas e enviar informações de maneira rápida e segura. Ela ajuda a otimizar a gestão de muitas empresas em um processo ágil e com menos gastos.

Quando erros acontecem ao tentar acessar um certificado digital, pode ser preocupante e lhe deixar aflito, principalmente quando se está correndo com algum prazo muito apertado. Erros como o de certificado não encontrado, por exemplo, podem acontecer por diferentes razões. Por isso, hoje vamos explicar o porquê de acontecer erros no seu acesso, como consertar e a se prevenir de futuras falhas no seu Certificado.

Existem diversos tipos de certificado, eles têm funções diferentes e também instalações diferentes. Certificados A1 e A3 têm função de emitir notas fiscais, mas enquanto o certificado A1 é um documento instalado diretamente no computador o modelo de certificados A3 possui um hardware, como um cartão ou token, ou em nuvem onde o documento fica armazenado e só pode ser acessado com senha.

Não consigo acessar meu certificado, e agora?

O erro de acesso a um certificado pode acontecer por vários motivos. Entre os mais comuns estão aqueles que funcionam com um hardware externo, onde o cartão ou token pode apresentar falhas ao ser conectado. Nesses casos se certifique que os conectores, USB ou leitor, estão conectados e funcionando. O erro também pode ser apresentado no próprio hardware onde o certificado está instalado, por isso confira se não existem rasuras ou defeitos já que quedas podem danificar o aparelho.

Outro erro comum é a desatualização de sistemas ou de equipamentos. Tenha o Java sempre atualizado e fique de olho em demais drivers de conexão. Atenção ao tentar usar o certificado caso tenha esquecido a senha PIN ou PUK, digitar a senha mais de 3 vezes pode causar erros no sistema. Também podem causar problemas a perda do cartão, formatação e apagamento da chave.

Se o documento já está instalado no computador de uso e apresenta mensagens de certificado não encontrado, certifique-se que a instalação tenha sido correta e se o certificado não foi excluído. A exclusão pode ocorrer por incompatibilidade do sistema ou pode ter sido excluído por algum usuário. Muitos casos o problema está no computador de acesso, por isso verifique se está tudo certo.

Outro dos motivos muito comuns para falhas de acesso ao certificado digital é a perda de validade. Mantenha sempre seus certificados em dia, pois além de não poder acessar os certificados a empresa pode ficar impedida de realizar outras atividades, como declarações da Receita Federal.

Prevenindo Falhas

Para ajudar você a prevenir de possíveis falhas ao tentar acessar seu certificado, preparamos algumas dicas que podem ser úteis.

1.   Mantenha seu computador formatado. Um dos principais erros vêm dos sistemas operacionais das máquinas onde seu Certificado está instalado, dificultando seu acesso e na identificação do Certificado.

2.   Cheque por mudanças nos titulares da conta. Certificados Digitais são protegidos por um forte sistema de segurança. Ao mudar dados relacionados à empresa é preciso comunicar, ou ficará impedido de acessar seu Certificado. Em alguns casos é preciso refazer o processo de validação de Certificados Digitais.

3.   Atenção na data de validade. O vencimento de um certificado é um dos motivos mais comuns por não encontrar ele na lista, então agende com antecedência e se planeje. Procure uma autoridade certificadora que lhe ajude nesse processo.

Um bom suporte faz toda a diferença

Quando todos os planos acima não funcionarem, contate uma empresa de suporte. O problema deve ser resolvido pela empresa que você contratou inicialmente para a emissão do Certificado. Erros podem acontecer, mas é importante manter a calma e buscar alternativas para seu problema. Uma empresa confiável vai atender suas necessidades e ajudar na prevenção de falhas no acesso a seu certificado.


Pensando em fazer um Certificado Digital ou querendo renovar o seu certificado. Procure a Inter, temos como regra segurança, modernidade e garantia de suporte, você pode confiar que seus dados estão sendo tratados com toda segurança que você precisa e assegurando um bom funcionamento de sua empresa.

Não perca tempo!

Adquira seu Certificado Digital agora!

Compre ou Renove agora mesmo!
Entre no nosso canal do telegram

Saiba tudo sobre Certificado Digital e dicas de negócios

Permito o uso de cookies para:

Acesse a nossa política de privacidade