AR INTER - Blog
Tecnologia

Cartão, Token ou Nuvem?

Qual o melhor Certificado A3?


Tipos de Armazenamento para Certificados Digitais A3


O interesse por saber mais e entender o funcionamento dos Certificados Digitais é cada vez maior em empreendedores e gestores. Certificados Digitais é uma solução tecnológica que veio para auxiliar as empresas e órgãos governamentais a deixarem procedimentos burocráticos mais ágeis de resolver. Eles possuem a validade jurídica necessária para realizar diferentes atividades e proteger aqueles que a utilizam.

Você pode ainda ter dúvidas sobre o nível de segurança de um Certificado Digital e se os seus dados estão protegidos, assim como de sua empresa. Neste artigo pretendemos expandir seus conhecimentos sobre esse aparato tecnológico de grande ajuda para diversos empresários. No nosso site você encontra matérias sobre os tipos de certificado digital e como conseguir o seu, neste texto iremos explicar sobre as formas de armazenamento para certificados tipo A3.

Escolher o melhor tipo de Certificado que se adeque ao dia a dia da sua empresa pode ser difícil, apesar de todos terem o mesmo objetivo de ajudar você a gerenciar sua empresa de maneira mais ágil e prática. O tipo específico que falaremos aqui são os certificados A3, que se diferenciam de outros certificados por conta de seu armazenamento. Certificados A3 não são fixos, eles precisam de um hardware para serem armazenados. Existem 3 formas diferentes de armazenamento para esse certificado: token, cartão e nuvem. Todas essas ferramentas usam um sistema de criptografia para proteger as informações contidas nelas e para uso é preciso de senha.

Leia agora sobre as diferenças entre esses formatos e escolha o que melhor se adequa ao dia a dia da sua empresa.


Armazenamento em Token


Neste tipo de armazenamento, o arquivo fica salvo em um hardware semelhante a um pen drive, mas que tem somente uma função: guardar o certificado digital. Ela não pode ser removida ou copiada para outro dispositivo. Sempre que for preciso sua utilização, o usuário precisa conectar o token em um computador.

Um token é considerado mais seguro justamente por não ser possível a transferência externa a ele. Além disso, só é possível ser utilizado por uma pessoa por vez. A verificação para uso é feita em duas etapas, pois é preciso ter o token e a senha (PIN) para liberação de uso.

Entre outras vantagens para o uso desse tipo de armazenamento é a mobilidade, já que ele pode ser utilizado em diferentes computadores, e por ter uma validade maior de até 36 meses, contra 12 daquele instalado diretamente no computador do usuário. Um token também não precisa da compra de outro equipamento para sua leitura.


Armazenamento em SmartCard


Exatamente como o token, um smartcard armazena através de tecnologia de criptografia as chaves dos certificados. A diferença se encontra na forma de leitura desse sistema, pois é preciso fazer a aquisição de um leitor de cartão que seja capaz de decodificar as informações contidas no cartão. Se o computador utilizado conter o leitor de cartão, saiba que o smart card é compatível com a maioria dos leitores PC e com os navegadores de internet disponíveis no mercado.

As similaridades entre o token e o smartcard também inclui a utilização de senha para ter acesso às chaves e sua mobilidade, o gestor pode utilizar da sua chave em qualquer lugar do mundo e em diferentes computadores. Ele também possui o mesmo nível de segurança do token.

Os dados gerados por essas mídias são totalmente seguros e de validade jurídica.


Armazenamento em nuvem


Esse tipo de armazenamento é uma novidade e que pode assustar muitos, pois diferentes dos outros métodos esse não faz uso de hardware. Ele é salvo diretamente no ambiente virtual, basta ter os dados de acesso e um dispositivo móvel para ter acesso em qualquer parte do mundo a seu Certificado. O único requisito é ter acesso a internet.

O armazenamento em nuvem garante a mesma segurança e validade daqueles que estão salvos em mídias físicas. O primeiro dado importante para você saber é que o certificado fica salvo no servidor Hardware Security Module (HSM), o mesmo utilizado pelas Autoridades Certificadoras.

O nível de segurança para o armazenamento em nuvem pode ser maior do que nos outros dispositivos, pois você pode requisitar outros sistemas de autenticação, como a de dois fatores (pelo envio de um código por mensagem no celular) ou por biometria, além da senha de acesso (PIN e PUK).

Duas importantes vantagens que você pode aproveitar com esse sistema de armazenamento em nuvem é a validade estendida, que pode chegar a 60 meses e o baixíssimo custo, pois você não precisará lidar com custos de equipe de TI, manutenção de aparelhos ou compra de leitores de cartão ou token.

Seja qual for sua escolha, discuta com a empresa de Autoridade Certificadora para entender qual a melhor se encaixa na sua rotina de trabalho. Certificados Digitais são uma oportunidade de mudar e crescer com o mundo moderno à sua frente.

Não perca tempo!

Adquira seu Certificado Digital agora!

Compre ou Renove agora mesmo!
Entre no nosso canal do telegram

Saiba tudo sobre Certificado Digital e dicas de negócios

Permito o uso de cookies para:

Acesse a nossa política de privacidade