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E-commerce

Aumento das vendas no comércio eletrônico atual

Não é de hoje, que percebemos um interesse e adesão ao estilo de comércio digital chamado de e-commerce, comércio eletrônico ou comércio virtual no cenário brasileiro.

O cenário antes do Covid 19 (Coronavírus) previa no e-commerce um crescimento evidente. Segundo a própria pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o previsto para o ano de 2020 com o e-commerce era um “faturamento de R$ 106 bilhões”. Esses valores dizem respeito a um aumento de quase 18%, em relação ano anterior, conforme relata a ABComm. A pesquisa também direcionava os setores que seriam os responsáveis pelo aumento do e-commerce no Brasil, observando também os números do ano passado: “os marketplaces, pequenos negócios e as compras realizadas com smartphones”.

É claro que os cálculos serão refeitos, tão logo terminemos esse período de isolamento social/quarentena, para que, mesmo nessa situação tenhamos consciência das vantagens/benefícios da empresa que decidiu enveredar por esse caminho em seu negócio. A alternativa do comércio virtual permite certo giro financeiro de sua empresa, nesses tempos de pandemia.

Associação Brasileira de Comércio Eletrônico - ABComm, a Konduto e o Movimento Compre & Confie também realizaram outras pesquisas: uma, com o intuito de medir ou fazer um levantamento das vendas on-line, entre os períodos de  1º de março e 8 de abril de 2020 (quando a crise do Coronavírus já era uma realidade em territórios brasileiros), e outro estudo que mostra a busca constante de consumidores ao mercado do e-commerce. Os recentes resultados mostram as categorias que tiveram aumentos nas vendas registradas no comércio eletrônico: “O estudo compara vendas realizadas em fevereiro e março de 2020 [...] e mostra aumento significativo no consumo dentro do varejo digital.Em números, a análise mostra que houve aumento significativo no consumo das categorias de Supermercados (80%), Saúde (111%) e Beleza e Perfumaria (83%)”.É evidente que como uma balança, onde uma categoria sobre, outras devem descer. E isso reflete o setor de “eletrônicos, que já registram quedas de 29% nas transações”.

Conforme explica o presidente da ABComm, Mauricio Salvador, “as empresas que não levaram seu modelo de negócios para a Internet estão em desvantagem agora, correndo sérios riscos de sobrevivência, principalmente levando em conta o fato de que não sabemos quanto tempo vai durar essa crise”, ressalta Mauricio, complementando que “é preciso buscar a presença digital. É possível começar a vender online de forma rápida e simples, sem a necessidade de investimentos massivos”, finaliza o presidente da ABComm.

Este é o momento de apenas não ficar estagnado, lamentando perdas/prejuízos. É necessário ir além e superar o pessimismo, erguer-se e partir para a luta. É evidente que nem tudo são flores, mas manter a esperança no seu negócio e se dedicar a dar uma oportunidade a esse estilo de vendas online pode permitir um rendimento extra em tempos de crise.

Pensando nisso, apresentamos as dicas a seguir:

èSe você não quer gastar para ter sua loja virtual, você pode pesquisar algumas plataformas gratuitas de e-commerce, como por exemplo, a Loja Integrada, Elo7, Webbly, dentre outras.

èSempre é bom ver os benefícios, os pontos positivos, se a plataforma é boa para navegar, se apresenta um bom layout, e também os pontos limitantes, já que sua conta é básica/gratuita. Veja se a plataforma também oferece vendas de produtos físicos ou digitais, quais são os meios de pagamentos disponíveis e como é a logística do frete.

èSe você optar por uma loja personalizada, que atenda às suas necessidades, o bom mesmo é investir, afinal, mesmo depois da crise, você estará à frente de seus concorrentes que não estão inseridos no comércio digital;

èFaça uma lista dos produtos que apresentam uma maior venda, reveja valores com fornecedores, prepare promoções atrativas e um frete justo.

èA flexibilidade, rapidez e segurança são ferramentas essenciais e buscadas cada vez mais pelo e-commerce, especialmente nesse período.

èEsteja sempre disponível para o consumidor.

èLembre também do marketing, que é fundamental para divulgar o seu negócio/sua loja virtual.

Com todas essas informações apresentadas, por que você, empreendedor, ainda não aderiu a esse modelo de negócio?

Estamos cientes da realidade mundial, mas mesmo assim precisamos mostrar que ainda estamos ativos no mundo dos negócios, além de que devemos sempre ser lembrados por nossos clientes.

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FONTES:

PAG BRASIL;Associação Brasileira de Comércio Eletrônico

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