AR INTER - Blog
Finanças

As vantagens de um certificado digital para profissionais liberais

O Certificado Digital é uma ferramenta tecnológica excelente para o setor empresarial, mas também pode ser de grande utilidade para profissionais liberais. Mais de 7 milhões de pessoas no Brasil já usam certificados digitais, seja do tipo e-CNPJ ou e-CPF. Ele apresenta ótimas vantagens na desburocratização de procedimentos e é um ótimo aliado para diferentes profissionais.

Aqueles que trabalham em regime liberal ou com MEI podem conquistar bastantes vantagens ao adquirir um certificado digital, principalmente ao melhorar o funcionamento e o dia a dia de trabalho. Vários profissionais já fazem uso dessa tecnologia: contadores, advogados, administradores, médicos, dentistas, engenheiros, militares, fiscais, funcionários públicos dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e executivos.

O Certificado Digital serve para legitimar a identidade dos indivíduos e empresas no ambiente eletrônico, ele também é um forte aliado na hora de realizar transações e assinar documentos garantindo rapidez, agilidade e segurança para os usuários. Um certificado também possui validade jurídica necessária para diversos procedimentos e sua segurança é garantida por tecnologia criptográfica que protege as informações compartilhadas.

Se você é um profissional liberal e ainda não entende sobre como essa ferramenta pode ajudar no seu dia a dia, preparamos este artigo para tirar algumas de suas dúvidas e detalhar as vantagens que você vai encontrar ao emitir um certificado digital.


Facilidade no dia a dia


Uma das melhores vantagens do certificado digital é ajudar o profissional a não perder tempo com questões burocráticas, com o certificado você poderá resolver isso de forma mais rápida e com a validade necessária para legitimar acordos e transações. Soluções virtuais acabaram transformando empresas e agências mais eficientes, para os profissionais liberais também. Advogados e médicos podem realizar procedimentos com maior segurança em ambientes virtuais graças aos certificados digitais.

Assinar documentos digitalmente têm substituído o uso de canetas e papéis, ajudando a criar uma economia mais sustentável. O certificado pode ajudar profissionais de diferentes áreas á:



Vale destacar que, advogados e profissionais da saúde vêm ganhando espaço nos ambientes virtuais, o governo federal disponibiliza plataformas para criação de um sistema online integrado para todo o Brasil e que ajude nas transações de informações e na rotina de trabalho desses profissionais como o e-Médicos e o e-Jurídicos. Advogados podem contar com:



Acesso a Portais do governo


Os Portais disponibilizados pelo governo federal ajudam pessoas jurídicas e físicas a realizarem diferentes operações sem precisarem se deslocar e com maior facilidade. Dois dos portais que você pode ter como certificado digital são o e-Social e o portal da Receita Federal.

O e-Social unifica uma série de funcionalidades disponibilizadas de maneira digital como o GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social) e o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Os serviços ofertados para quem possui Certificado Digital no site da Receita Federal são:



Emissão de Notas Fiscais


Uma das utilidades do certificado digital que mais atraem empreendedores é a possibilidade de emitir notas fiscais. O certificado eliminas as idas na Agência da Receita Estadual, basta se cadastrar na Secretaria da Fazenda do seu estado e adquirir um software de emissão de NF-e que você estará apto a emiti-las, em poucos cliques, direto do seu computador.


Assinatura Digital


O certificado digital garante ao usuário a validade jurídica na hora de assinar documentos virtualmente. A assinatura digital tem a mesma validade de uma assinatura feita a punho e possui níveis de segurança para proteção dos dados compartilhados.

Outras vantagens são:



Todas as vantagens apresentadas também oferecem economia de recursos financeiros e de tempo para os profissionais. Possibilitando que esses procedimentos sejam realizados em qualquer lugar e na hora que quiser. No nosso blog você encontra muito mais informações sobre a utilização do certificado digital e qual melhor se aplica para o seu dia a dia. 

Não perca tempo!

Adquira seu Certificado Digital agora!

Compre ou Renove agora mesmo!
Entre no nosso canal do telegram

Saiba tudo sobre Certificado Digital e dicas de negócios

Permito o uso de cookies para:

Acesse a nossa política de privacidade