AR INTER - Blog
Notícias

É Pessoa Jurídica e precisa de Certificado Digital? Saiba qual a documentação necessária

Você precisa abrir uma empresa e não sabe quais os primeiros passos ou mesmo a documentação necessária? E mais ainda: conhece a importância e os benefícios do certificado e-CNPJ para a sua empresa? Confira agora essas informações!

Se você está iniciando algum tipo de negócio, há passos básicos que merecem ser destacados como o reconhecimento do formato/tipo de sua empresa: microempreendedor individual (MEI), microempresa (ME), empresa de pequeno porte (EPP). Identifique também qual é o modelo de negócios da sua empresa: franquia; assinatura; freemium; marketplace ou economia colaborativa. E em seguida, saiba qual é a natureza jurídica da empresa: empresário individual (EI), empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI), sociedade limitada unipessoal (SLU) ou sociedade limitada (LTDA). Procure também a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAEs) que reflete as atribuições e/ou tarefas atribuídas à sua empresa.

A próxima etapa é a obtenção do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), no qual a pessoa deverá se dirigir a uma Junta Comercial, com os seguintes documentos: RG dos sócios da empresa; CPF; Comprovante de Residência; Contrato Social; Comprovante do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE) e Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). Dando ênfase ao Contrato Social, essa etapa é fundamental no processo de abertura de um CNPJ, documento este que atesta a criação de uma empresa, no qual é possível identificar o endereço da empresa, obrigações do sócio, qual atuação dessa instituição, dentre outras informações.

Em seguida, buscando auxílio de um contador, identificar qual regime tributário que pertence sua empresa (MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido ou Real). Há etapas em que pode ser preciso obter o alvará de localização e funcionamento, além da inscrição estadual, a depender das regras municipais e estaduais, na abertura de empresas. Lembrando que, a depender do modelo da empresa, também temos algumas alterações quanto às obrigações e formalidades que podem sofrer alterações.

Encerrando essa dica inicial sobre a abertura de empresa e a documentação válida neste processo, adentramos no tema principal deste artigo: É CNPJ e precisa de Certificado Digital? Saiba qual a documentação necessária!

Em se tratando especificamente do CNPJ, este equivale a um CPF, mas destinado às empresas. Em casos específicos de atividades desenvolvidas em sua empresa, será necessário o uso do Certificado Digital, que é um documento eletrônico ou identidade virtual de uma pessoa física ou jurídica, possibilitando mais segurança em possíveis transações/negócios/operações/serviços no ambiente virtual.

Sendo assim, apresentamos a você o Certificado e-CNPJ, sua aplicabilidade/utilidade e os documentos necessários para a obtenção do mesmo: o e-CNPJ A1 é um Certificado Digital que é disponível no computador e protege os dados do usuário, através de uma senha. Destina-se às empresas, corporações e instituições. Permite ao usuário trocar dados e informações, acessar documentos, realizar operações financeiras e fiscais, dentre outras possibilidades.  

Contudo, no processo referente à documentação do e-CNPJ, deve observar as seguintes informações, como os pré-requisitos para emissão: apresentação de CPF e CNPJ válidos, situação legal regular, comparecimento presencial a um posto de atendimento (validação presencial) e apresentação dos documentos obrigatórios em ordem.

Estes documentos são divididos em duas etapas: aqueles referentes à empresa como: documento de constituição [estatuto, contrato social ou requerimento de empresário], última alteração contratual; documentos eleitorais atuais. E também temos os documentos referentes ao representante legal cadastrado na Receita Federal: documento de identificação e Cadastro de Pessoa Física – CPF.

A aplicabilidade do e-CNPJ é quando houver a necessidade de emissão de nota fiscal eletrônica, se MEI (Microempreendedor Individual) ou Simples Nacional, no qual o e-CNPJ é utilizado, já que sua assinatura eletrônica atesta a veracidade e validade do comprovante fiscal eletrônico (NF-e) e NFC-e (Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor). Ainda temos o caso de empresas regidas pelo Simples Nacional, possuindo mais de cinco funcionários, já que o Certificado Digital é pedido no demonstrativo de recolhimento do FGTS, por exemplo.

Por fim, o e-CNPJ se torna um instrumento indispensável, que reflete as transformações digitais e possibilita uma ligação mais nítida e segura entre a empresa, o cliente, os produtos/serviços e o fisco. 

Não perca tempo!

Adquira seu Certificado Digital agora!

Compre ou Renove agora mesmo!
Entre no nosso canal do telegram

Saiba tudo sobre Certificado Digital e dicas de negócios

Permito o uso de cookies para:

Acesse a nossa política de privacidade